quarta-feira, 25 de julho de 2007

smartini+triangulo de amor bizarro


Concertos

27 Julho Barcelos ( c/ Triangulo de Amor Bizarro [esp] ) 21.30 horas Largo do Apoio

Os smartini actuam esta sexta-feira, 27 de Julho, em Barcelos. O evento terá inicio às 21.30h e terá lugar no Largo do Apoio. A banda continua a mostrar o seu albúm de estreia " sugar train" lançado no passado mês de Abril.
----------------------
smartini
Depois de quatro anos a trabalharem canções intercaladas com vários concertos, em 2007 os Smartini lançam o tão esperado álbum de estreia, intitulado "Sugar Train". Sobre este, a banda descreve-o como uma espécie de viagem de comboio por entre algumas das regiões mais alternativas da música, quase como se fossem os maquinistas de uma velha locomotiva a vapor que percorre os trilhos de uma linha única rumo ao noise de Glenn Branca, às paisagens sonoras de Yo La Tengo ou à explosão eléctrica dos Sonic Youth. Parafraseando a metáfora, não usam pás nem carvão e muito menos lançam fumo negro para a atmosfera. Usam sim guitarras e lançam sons para a atmosfera musical. Um álbum que debita a energia que tão bem caracteriza os Smartini.
"... A teoria do eterno retorno é posta em prática em quase uma hora de reminiscências que começa com uma descolagem sem sobressaltos. A máquina recua até 1992 e à nossa frente podiam estar os Sonic Youth sem Kim Gordon mas com as guitarras a cutucarem-se em busca da filigrana perfeita e baixo e bateria a exercitarem-se em volta do diafragma sónico... " Luis Guerra
triangulo de amor bizarro
Os Triangulo de Amor Bizarro levam pouco tempo recuperando os sons obsessivos, hipnóticos e violentos, que em fins da década de oitenta, projectaram para os livros da história grupos como Telescopes, Jesus And Mary Chain ou My Bloody Valentine, mas souberam acrescentar-lhe uma perspectiva pessoal. Neste período a sua música enriqueceu-se notavelmente, e passaram de promissoras maquetes (semifinalistas do projecto Demo do Festival Internacional de Benicassim) a um som que lhes pertence unicamente, e em que lhes cabem determinadas características que os ligam também aos Surfin Bichos, Stereolab, a um género shoegazer mais hardcore, mas também ao No Wave e ao Kraut. Noise controlado e melodias que passam da obscuridade à luz com uma naturalidade imprópria de um lançamento de estreia, assim se pode falar do disco homónimo dado a conhecer em Fevereiro passado. Ao vivo, o grupo aproveita todas estas qualidades para exponenciá-las de maneira absolutamente brutal, que sugerirá um antes e depois na concepção do indie-rock espanhol, após a sua passagem pelos cenários. É obrigatório ouvir, mas também ver, a actualidade corre a favor dos Triangulo Amor Bizarro.

Nenhum comentário: